Inatividade de Clientes em Agência de Viagens

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Um indicador de enorme importância que deve ser acompanhado de perto na sua agência ou operadora é a inatividade dos clientes.

O que é um cliente inativo? Aquele cliente que já realizou compra no seu negócio, porém não comprou novamente há certo tempo.

O perigo do cliente inativo: tornar-se um cliente perdido. Ou seja, buscar o mesmo serviço na concorrência.

Conquistar novos clientes é, comprovadamente, muito mais caro do que fidelizar os clientes existentes. Além disso, é importante para a saúde financeira da empresa contar com vendas recorrentes.

Por estes motivos, fique de olho na taxa de inatividade dos seus clientes!

Mas como combater a inatividade?

O primeiro passo para combater a inatividade é identificar quais clientes não estão comprando.

Para identificar os clientes inativos, analise, primeiramente, o tempo médio de intervalo de compra dos seus clientes. Este intervalo será a sua base para definir, em média, quando um cliente será classificado como inativo.

Dica de amigo: com o sistema Decision você visualiza um gráfico de inatividade da sua empresa em alguns cliques. Além disso, acessa uma listagem contendo informações destes clientes. Assim, será muito simples desenvolver ações de relacionamento com eles!

Após identificar os clientes em situação crítica, chega o momento de refletir sobre o que pode ter causado esta perda de venda. Além disso, estude estes clientes, veja seu histórico de vendas, contatos realizados, preferências… É muito importante ter informações a respeito deles para realizar uma abordagem assertiva.

Posteriormente, pode-se abordar os clientes de diversas formas. Cabe à sua agência decidir a maneira mais adequada de acordo com a situação. Seja por e-mail, ligação ou mensagem, não deixe de retomar o contato com estes parceiros!

Agora, algumas dicas para fidelizar seus clientes e evitar o aumento da inatividade:

Campanhas de Bonificação

Oferecer para os maiores clientes vantagens como serviços exclusivos, cupons de desconto (com porcentagens sobre a viagem) e serviços adicionais gratuitos. Uma outra opção são os brindes, que podem ser cada vez melhores, de acordo com a quantidade de viagens que o cliente fecha com você.

Uso de Redes Sociais

Realize ações de engajamento, compartilhe conteúdos e ofertas relevantes, comunique-se diretamente com o cliente!

Pós-Venda

As ações de pós-venda são essenciais em suas estratégias de fidelização de clientes.

Realize pesquisa de satisfação com clientes solicitando uma avaliação simples de satisfação, atribuindo notas de 0 a 10 a determinados pontos. Por exemplo “de 0 a 10, como você avaliaria nosso atendimento?” ou “qual seria a chance de você nos indicar a algum conhecido?”.

Mantenha contato com o cliente: continue nutrindo o cliente nas suas ações de pós-venda com informações relevantes, newsletters, ofertas, promoções ou simples mensagens em datas comemorativas. Inclusive, se você tiver essa informação, contate ele no dia do aniversário.

Então, aplique uma, duas ou todas as dicas apresentadas aqui hoje e obtenha melhores resultados, reduzindo o número de clientes inativos e aumentando suas vendas com baixos investimentos.

Além disso, confira nosso post sobre Como Aumentar as Vendas de Agências de Viagens e Operadoras!