A funcionalidade de “Substituição de Reserva” visa atender os cenários em que ocorreu uma venda, essa foi faturada, porém após faturada ao cliente ocorreu uma remarcação ou alteração junto ao fornecedor. Para evitar a necessidade de cancelar a cobrança enviada ao cliente e gerar nova, a funcionalidade de Substituição de Reserva irá cancelar a antiga venda e inserir a nova reserva na mesma fatura!
Ou seja, você mantém o vínculo de faturamento existente, cancela a venda original e substitui essa por uma nova venda confirmada.
Para isso você poderá acessar o resumo da venda, acessar “mais funções” localizado no canto inferior direto da tela e clicar na opção “Substituir Reserva”:

Uma modal irá se abrir para que você informe qual é o ID item original, e qual será o ID item substituto:

Ao finalizar esta ação, o novo item assumirá o status do item original (nesse caso status RESERVA), enquanto que o item substituído receberá o novo status CANCELADO:

Para que esta ação seja concluída com sucesso, alguns aspectos são previamente validados pelo sistema, como:
- O item original NÃO poderá ter vínculo com NFS de cliente.
- Caso o item original possua vínculo com acerto cliente (Nro Fatura, emissão fatura, baixa fatura, tipo cobrança), o novo item NÃO poderá ter vínculos divergentes ou então não possuir vínculo algum.
- O item original NÃO deve ter qualquer vínculo relacionado a pagamento de fornecedores (DDA, acerto fornecedor, data baixa, Nossa Nota Fiscal, número autorização, sinal fornecedor).
- O novo item precisa ter o mesmo cliente do faturamento original.
- O novo item deve ter a mesma moeda do faturamento original.
- O valor faturado de ambos os itens devem ser iguais.
- Ambos os itens devem estar no mesmo ID Venda.
Ocorrendo o sucesso na ação, algumas informações serão transferidas do item original para o item substituto, como “Retenção Comissão Terceiro”, “Status” (se Pendente), “Nro Fatura”, “Vencimento Fatura” e “Baixa Fatura”.