Entenda o formulário de vendas

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O formulários de vendas é extenso e complexo, com inúmeras possibilidade de detalhamentos das vendas. Por isso, abaixo serão descritos os campos do formulário e como realizar o preenchimento.

Aba Venda #

Informações Principais #

ID Venda: o ID Venda é um número atribuído automaticamente pelo sistema, de forma sequencial. É possível editar este número para agrupar itens de vendas nas vendas desejadas.

Cliente: neste campo deve ser selecionado o cliente sacado da venda, ou seja, quem será responsável pelo pagamento.

Produto: selecionar o produto que foi vendido, por exemplo: pacote, passagem aérea, hotel…

Moeda Venda: indicar a moeda da venda

Status: aqui deve ser selecionado o status da venda. Os Status visam atender diversas empresas e tipos de operações, alguns exemplos de uso dos Status abaixo:

Confirmado: venda está OK e confirmada
Pendente: controle opcional intermediário que pode ser utilizado entre Reserva e Confirmação. (Ex: existe alguma pendência de informação na venda)
Reserva: existe uma reserva que ainda não se tornou venda Confirmada (também opcional, algumas empresas fazem controle de produtos offline)
Fora Faturamento: venda que foi confirmada, mas que para o controle interno da empresa não deve ser computada como venda (Ex: cortesias dadas a clientes que não devem constar como venda, mas existe acerto com fornecedor)
Cancelado: reservas off-line que acabaram sendo canceladas (também opcional, para controle de vendas perdidas por exemplo)

Abertura: indicar a data de abertura da venda

Emissão: indicar a data de emissão da venda

Forma Pagamento: aqui deve ser selecionada a forma de pagamento que o cliente realizará o acerto. Abaixo explicações sobre as possíveis formas de pagamento:

À vista: o cliente paga a vista, você paga ao fornecedor o valor retido menos o Markup

Faturado: cliente paga via fatura em um único vencimento, você paga ao fornecedor o valor retido menos o Markup

Cartão / Pagamento Direto 3º: cliente paga diretamente ao fornecedor com seu cartão de crédito ou de outra forma, você recebe do fornecedor a comissão

Cartão AGT Parcelas 3º: cliente paga via parcelas em vários vencimentos e o acerto com o fornecedor se dá através do seu cartão de crédito

Cartão AGT Faturado 3º: cliente paga via fatura em um único vencimento e o acerto com o fornecedor se dá através do seu cartão de crédito

Crediário Terceiros: cliente paga diretamente ao fornecedor com algum tipo de parcelamento, você recebe do fornecedor a comissão

Órgão Governo: idem ao faturado, porém com maior prazo de vencimento

Financiamento Próprio: cliente paga parcelado, independente do meio de pagamento e número de parcelas, você pagará ao fornecedor o valor retido menos o Markup

Fornecedor: selecionar o fornecedor da venda

Passageiros: digitar os nomes dos passageiros da viagem

Outros Dados #

Data In e Data Out: datas de saída e retorno da viagem

Trecho: trecho da viagem, por exemplo: GRU-SDU-GRU

Tipo de Venda: indicar se Nacional ou Internacional

Consolidador: selecionar o consolidador da venda

Localizador: digitar o Localizador da venda, podendo ser por exemplo o localizador do Voo

Nro Booking: campo para inclusão do Número Booking

ID Serviço: número de identificação entre o sistema Decision e outros sistemas de Front Office que possuem integração

Unidade de Negocio: selecionar a Unidade de Negócio responsável pela venda

Grupo: se a venda for referente a algum Grupo de Viagem, selecionar o grupo

Evento: se a venda for referente a algum Evento, selecionar o evento

Atendente: selecionar o nome do atendente responsável pela venda

Observação: campo para livre digitação de observações sobre a venda

Valores #

Total Tarifa Utilizada: valor da tarifa do item vendido;
Total Taxas / Extras: taxas cobradas pelo fornecedor e repassadas ao cliente, onde não haverá nenhum tipo de remuneração;
Taxa Intermediação: taxas cobradas pelo fornecedor e repassadas ao cliente, onde o valor integral ou parcial virá como parte de remuneração e informado no valor do repasse;
Sinal Fornecedor: pagamento antecipado ao fornecedor que será abatido no momento do acerto final deste item com o fornecedor;
Desconto: desconto concedido ao cliente que sai da receita da empresa, não considerado no acerto com o fornecedor;
Acréscimo: valor acrescido à tarifa e que representa receita direta, não considerado no acerto com o fornecedor. Este valor não será discriminado ao cliente;
Entrada Cliente: casos em que o cliente realiza parte do pagamento à vista;
Total Líquido Venda: valor do item cobrado do cliente;
Câmbio: se a venda for em moeda estrangeira, indicar o valor do câmbio;
Líquido Convertido: valor líquido convertido ao câmbio;

Aba Financeiro #

Negociação #

Na área de negociações devem ser descritas as negociações aplicadas na venda.
Se for informado algum índice no campo Redutor, a base de cálculo será dividida por este índice, resultando na base de cálculo efetiva que será utilizada para os cálculos de comissões e incentivos.

Comissões

Na área de comissões deve ser selecionada inicialmente uma Base de Cálculo no campo BC. Após, deve ser informado um % ou valor de comissão sobre a base de cálculo.

Incentivos

Na área de incentivos, assim como em comissões, deve ser selecionada uma Base de Incentivo, e então informado o % ou valor de incentivo. Os Fornecedores contam ainda com informações de Deságio e Repasse.

Fatura Cliente #

O campo Nro. Fatura será preenchido a partir da geração de fatura para a venda em questão. Este não é um campo digitável, o sistema atribuirá o número automaticamente. O campo Vencimento Fatura também será preenchido com a data que for atribuída no momento de gerar a fatura. O campo Baixa Fatura será preenchido com a data de baixa da fatura, quando for informado no sistema. O campo Nossa Nota Fiscal serve para vincular a venda ao número da Nossa Nota Fiscal. Em Tipos Cobrança deve ser selecionado o tipo de cobrança que será realizado, ao selecionar um “Tipo de Cobrança” será adicionado um pequeno texto ao final da fatura do cliente.

Observação: este bloco de informações de Fatura Cliente será habilitado apenas quando as formas de pagamento forem: faturado, cartão AGT faturado, órgão de governo. Ou em casos de faturas credoras, cartão OPE.

Recibo Cliente #

O campo Nro. Recibo será preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que for gerado um recibo para a venda. O campo Recebimento deve ser preenchido com a data de recebimento da venda. Em Conta deve ser selecionada a conta de recebimento do valor.

Desconto Cliente #

No campo Desconto poderá ser informado um % de desconto a ser concedido ao cliente. No campo Incentivo, um % de incentivo. O Valor Desconto será calculado automaticamente a partir do %. Deverá ser selecionada uma Base de Cálculo para aplicação do desconto/incentivo, assim como sobre o que deve ser Abatido (valor total ou valor de entrada).

Acerto Fornecedor #

Em Vencimento deve ser informada a data de acerto com o fornecedor. Quando for dada a baixa neste registro, a data será preenchida automaticamente em Baixa. Se no momento da baixa for informado um documento, este número constará em Docto Baixa. Poderá ser informado o número da fatura em Nro. Fatura. Em Nro. Documento poderá ser informado um número de documento. O campo Nro. Autorização tem a finalidade de vincular o acerto com o fornecedor com um número de autorização de pagamento. O campo Nossa Nota Fiscal serve para vincular a venda ao número da Nossa Nota Fiscal.

Aba Adicionais #

O texto digitado no campo “Comentários” poderá ser adicionado opcionalmente aos documentos Fatura e Recibo, ou pode ser utilizado apenas internamente.

O texto digitado em “Uso Interno” não será exposto em nenhum documento, será apenas para uso interno da empresa.

Situação Requisição #

Quando a Situação estiver Aberta, será possível realizar alterações no formulário da venda. A partir do momento que a Situação estiver fechada, não será possível realizar mudanças, e apenas um usuário do Grupo de Acesso Supervisor poderá abrir novamente. A “Última Alteração” apresenta a data e hora de alteração na venda, e o “Usuário” indica quem realizou a alteração.

Aba Anexos #

Possibilidade de adicionar arquivos na venda. Não há limite de quantidade de arquivos, porém cada anexo deve ter no máximo 1Mb.

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