O Acerto de Fornecedor permite que você realize a quitação do valor total ou parcial da fatura e até mesmo provisione o acerto.
No Decision, acesse TODAS AS FUNÇÕES > FINANCEIROS > CONCILIAÇÕES > ACERTOS FORNECEDORES, insira os parâmetros que satisfaçam a busca.
Ao ser redirecionado para a nova tela, é possível ver informações ID Acerto, Fornecedores, Status Acerto, Status Pagto, Situação, Vencimento, Valor, Unidade de Negócio e ID do Item relacionado.
Como dar Baixa Total ou Baixa Parcial no acerto, de forma manual? #
Para realizar uma baixa do acerto(total ou parcial), é possível clicar no ícone de histórico localizado ao lado esquerdo do status do acerto, e depois clicar no botão de criar acerto, simbolizado pelo “+” e localizado no canto inferior direito.
Uma modal irá aparecer na tela, onde você deverá informar a data da baixa, a conta e o câmbio(se moeda estrangeira!). Após preencher todos os campos devidamente, ao clicar no botão “CRIAR” a baixa será criada, e a coluna Status Acerto e Status Pagto será atualizada.
IMPORTANTE! Para provisionamento da baixa, as etapas para criação serão as mesmas, a única diferença será deixar o campo “Data Baixa” e “Conta” em branco e clicar no botão “CRIAR” ao final. Clique aqui para ir para a documentação Como Provisionar Acerto de Fornecedor?
Como inserir um ajuste na hora da baixa? #
Eventualmente, no momento de dar a baixa, se faz necessário ajustar o valor a pagar. Este ajuste pode ser tanto a menor, como um desconto recebido, quando a maior, como juro ou taxas.
Na tela de edição da baixa do acerto já criada, é possível criar um ajuste de baixa, para isso basta clicar no botão simbolizado por “+” ao lado direito do campo “Baixa”. Isso irá abrir três novos campos nesta modal, onde deverá ser informado o plano de contas e valor de ajuste. O campo “Valor Final Baixa” irá apenas sinalizar qual será o valor da baixa após a inserção do valor de ajuste.
Após feita a baixa com Ajuste, na Movimentação Financeira será representado o valor final da Baixa contendo este ajuste.
Como excluir uma provisão/baixa de acerto? #
Para excluir uma provisão ou baixa de acerto, vá no histórico das modificações, clique no botão “BAIXA MANUAL” e depois clique na lixeira e confirme sua ação.
Desta forma, a coluna “Status Acerto” irá atualizar.