O cadastro de clientes no Decision é muito completo, por isso iremos explicar neste artigo o que significa cada campo do cadastro e como preencher.
Dados Pessoais / Empresariais #
Nome / Razão Social: digite aqui o nome do seu cliente, se pessoa física, ou o nome da empresa, se pessoa jurídica.
Status: por padrão é sugerido o status ativo, caso você selecione inativo, você manterá os dados do seu cliente armazenados, porém ele não aparecerá como opção nos demais vínculos no sistema.
Pessoa: informar se é um cliente pessoa física ou jurídica.
Tipo: por padrão é sugerido o tipo Titular. Para cadastrar um cliente titular, será necessário preencher dados de documento e endereço. Só é possível lançar vendas para clientes de tipo titular. O cliente Prospect exige o preenchimento do nome apenas, e não é possível lançar vendas para eles.
Nascimento: data de nascimento do cliente, ou data de fundação para clientes pessoa jurídica.
Celular: número de celular do cliente.
Residencial / Fone 1: número de telefone fixo residencial para contato.
Comercial / Fone 2: número de telefone fixo comercial para contato.
Fax: número do Fax.
E-mails: endereços de e-mail para contato, possibilidade de cadastrar diversos.
Endereço: campo para informar a rua, número e complemento do cliente.
Bairro: informar o bairro.
CEP: digitar o CEP do endereço.
Cidade: selecionar a cidade do cliente. Caso a cidade ainda não tenha sido cadastrada, crie um novo cadastro para a cidade.
Assento: selecione o assento de preferência do cliente, útil para a marcação de poltronas em aviões/ônibus.
Fumante: informe se o cliente é fumante.
Sexo: informe o sexo do cliente, se aplicável.
Estado Civil: selecione o estado civil do cliente, se é casado(a), solteiro(a), viúvo(a)…
Documentos – Pessoa Física #
CPF: CPF do cliente.
RG: número de RG.
Órgão: órgão emissor do documento de identificação.
UF: unidade de federação do cliente, exemplo RS.
Número do Passaporte: número do documento Passaporte do cliente.
Validade Passaporte: data de expiração do passaporte do cliente.
Nome do Visto: digitar o visto que o cliente possui, como Americano, Australiano…
Emissão: data em que o visto foi emitido.
Validade: data de expiração do visto.
Cobranças #
CAMPOS COBRANÇA
Comerciais #
CAMPOS COMERCIAIS
Marketing #
CAMPOS MARKETING
Complementares #
CAMPOS COMPLEMENTARES
Observações #
Espaço disponível para anotar observações importantes sobre o cliente, de forma que todos na empresa possam ter acesso fácil a estas informações.
Anexos #
Possibilidade de anexar inúmeros arquivos, como imagens de documentos ou contratos do cliente.