Uma vez que é gerado um pagamento PIX de Acerto, este acerto se torna inapto para baixa manual. Ou seja, se faz necessário receber o retorno bancário do PIX com sucesso (neste caso é dado baixa automática), ou Rejeição / Estorno (nestes casos é possível desvincular e gerar novo pagamento).
Em situações onde se faz necessário excluir o pagamento PIX e desvincular este do Acerto para liberação, siga os passos abaixo:
Identificar o Acerto de origem do pagamento: #
Acessar https://decisionsystems.tech/financeiro/acertos e encontrar o Acerto em questão. Clicar no ícone de histórico de pagamento do Acerto:
Em casos onde há a viabilidade de desvincular o pagamento, você verá o botão DESVINCULAR PIX / TED. (Em casos de remessa enviada e pagamento de Status Criado ou Pago, não será possível desvincular por questões de segurança).
Quando feito o desvínculo, o Status do Pagamento se tornará de AGENDADO para PENDENTE:
2. Após DESVINCULAR, será possível opcionalmente acessar a tabela de PIX ou TED e excluir os registros do sistema: #
Acessar o Envio de Pagamentos, encontrar os pagamentos: https://decisionsystems.tech/financeiro/envio-pagamentos em questão e então clicar em Excluir:
Observação importante: o ato de DESVINCULAR um pagamento de seu Acerto não realiza a EXCLUSÃO do registro de pagamento. Cuidado! Em casos onde o registro de pagamento está Criado e SEM REMESSA, este pode acabar sendo enviado ao Banco para pagamento indevido por não ter sido excluído.