Como cadastrar/editar um Plano de Contas no Decision?

Para criar um Plano de Contas no Decision, primeiro acesse TODAS AS FUNÇÕES > CADASTROS > PLANO DE CONTAS.

Você será redirecionado para uma nova página contendo uma tabela com todos os planos de conta cadastrados e ativos no momento. Nela, além de poder realizar buscas através do Código, Estrutural, Contas ou Cod. Contábil, você também poderá:

  1. Editar o plano de conta.
  2. Excluir o plano de conta. Lembrando que caso o plano de contas só poderá ser excluído caso não tenha vínculo com registros já existentes no sistema, caso já possua vínculo, você poderá inativar o plano de contas desejado.
  3. Exportar a lista de plano de contas para um arquivo excel.
  4. Criar um novo plano de conta.

Criando um novo Plano de Conta #

Clicando no “+”, localizado no canto inferior direito na tela, você será redirecionado para a tela de criação de novo plano de conta, onde deverá informar:

  • Uma descrição (algo sucinto que facilite a identificação).
  • Informar status ATIVO ou INATIVO (inativando o plano de contas, ele ainda constará nos históricos de baixas, mas não ficará mais disponível nos multiselects dos formulários que solicitam plano de conta).
  • Informar o estrutural, exemplo x.yy.zz, onde x = nível 1 sintético (sendo 1 receitas, 2 despesas e 3 transferências), y = nível 2 sintético (subdivisão do nível 1) e z = nível 3 analítico (zz deve ser diferente de 00). Ou seja, se desejar criar um plano de contas relacionado à despesas, comece com o estrutural 2.yy.zz.
  • Informar o código contábil.
  • Caso deseje restringir esse novo plano de contas à unidade(s) de negócio específica(s), basta vinculá-la neste cadastro.

!!ATENÇÂO!! As estruturas inferiores a 1.30.05 são de uso exclusivo do sistema e não devem ser utilizadas na criação de novos planos de conta, pois correm o risco de não serem exibidos nos multiselects posteriormente. Opte pelos estruturais a partir do 1.40.zz

Deixe um comentário