Para criar um Plano de Contas no Decision, primeiro acesse TODAS AS FUNÇÕES > CADASTROS > PLANO DE CONTAS.
Você será redirecionado para uma nova página contendo uma tabela com todos os planos de conta cadastrados e ativos no momento. Nela, além de poder realizar buscas através do Código, Estrutural, Contas ou Cod. Contábil, você também poderá:
- Editar o plano de conta.
- Excluir o plano de conta. Lembrando que caso o plano de contas só poderá ser excluído caso não tenha vínculo com registros já existentes no sistema, caso já possua vínculo, você poderá inativar o plano de contas desejado.
- Exportar a lista de plano de contas para um arquivo excel.
- Criar um novo plano de conta.
Criando um novo Plano de Conta #
Clicando no “+”, localizado no canto inferior direito na tela, você será redirecionado para a tela de criação de novo plano de conta, onde deverá informar:
- Uma descrição (algo sucinto que facilite a identificação).
- Informar status ATIVO ou INATIVO (inativando o plano de contas, ele ainda constará nos históricos de baixas, mas não ficará mais disponível nos multiselects dos formulários que solicitam plano de conta).
- Informar o estrutural, exemplo x.yy.zz, onde x = nível 1 sintético (sendo 1 receitas, 2 despesas e 3 transferências), y = nível 2 sintético (subdivisão do nível 1) e z = nível 3 analítico (zz deve ser diferente de 00). Ou seja, se desejar criar um plano de contas relacionado à despesas, comece com o estrutural 2.yy.zz.
- Informar o código contábil.
- Caso deseje restringir esse novo plano de contas à unidade(s) de negócio específica(s), basta vinculá-la neste cadastro.
!!ATENÇÂO!! As estruturas inferiores a 1.30.05 são de uso exclusivo do sistema e não devem ser utilizadas na criação de novos planos de conta, pois correm o risco de não serem exibidos nos multiselects posteriormente. Opte pelos estruturais a partir do 1.40.zz