Este post é para você que está preocupado com o futuro da venda de viagens. Se você está se perguntando “Como não perder para as OTAs?”, confira nosso conteúdo!
As empresas, de forma geral, caminham cada vez mais para uma realidade digital. Esta tendência teve uma aceleração exponencial com a chegada da crise do COVID-19. Atualmente está muito claro que para uma empresa ter sucesso é necessário ter presença online. Não apenas para o sucesso, como também para a sobrevivência.
Consequentemente, os consumidores estão cada vez mais adeptos à modalidade de compras online. Por meio de portais de compra, podem procurar os mais variados tipos de produtos e serviços e realizar a compra de forma simples e confortável.
Neste universo de serviços ofertados online, encontramos as OTAs (Online Travel Agencies). São grandes empresas como Decolar, Booking, Tripadvisor, Submarino, Viajanet e muitas outras. O principal fator de decisão no momento da compra de serviços de viagem de OTAs é a facilidade de uso.
Porém, trazemos boas notícias! Não há necessidade de pavor pela presença deles, pois vocês, agências, são um canal muito importante no segmento de turismo. A grande sacada para fazer com que os viajantes prefiram comprar de vocês e não das OTAs é entregar valor para eles.
Ok, mas como não perder para OTAs? Explorando os diferenciais competitivos e deixando isso claro aos clientes!
Vamos começar pela pré venda: atendimento personalizado e ágil
Por meio de um atendimento ágil e humanizado você estará logo de cara entregando um enorme valor ao cliente. Veja bem, quando um viajante inicia suas buscas online, ele levará em média alguns dias. É um processo demorado, pois envolve comparações de preços de hotéis, melhores localizações, depoimentos, preços de passagens, comparação entre as companhias e assim por diante.
Oferecer uma conversa personalizada capaz de sanar todas as dúvidas e expectativas dessa pessoa é muito importante. Por fim, resulta na entrega de opções direcionadas às necessidades delas. E isto é muito valioso!
Foque em estar presente em diversos canais de comunicação e atender com agilidade e humanização seu cliente. Clique aqui para saber mais sobre o Whats App como canal de atendimento.
Feita a venda: seguimos com o atendimento personalizado e ágil!
Você, profissional do turismo, precisa ter em mente que seu grande diferencial ainda é o atendimento personalizado e ágil de ponta a ponta. Desde quando o cliente contata com planos de viajar, até o momento em que ele retorna para sua casa.
Feita a venda, que tal enviar dicas de restaurantes, transporte, pontos turísticos, experiências locais e demais informações valiosas para o cliente? Faça esse acompanhamento, marcando presença e deixando o viajante ainda mais animado.
No pré viagem envie um check list de documentos, lembretes, legislações importantes e itens úteis para levar na viagem.
Caso o cliente necessite de qualquer auxílio ou tenha emergências durante a viagem, esteja pronto para atender da forma mais rápida e atenciosa o possível. Geralmente é nos momentos mais críticos que os clientes têm a percepção de valor de um produto ou serviço.
Após a viagem, aproveite para conversar com o cliente sobre como foi a experiência dele. Caso sua agência trabalhe com uma carteira de clientes grande e não tenha tempo de fazer este acompanhamento de forma pessoal, use e-mail marketing para pós venda! Uma sugestão é o envio de template de e-mail agradecendo a confiança por viajar com a empresa, ou até mesmo uma pesquisa de satisfação. Dentro das suas possibilidades, se faça presente até o momento do pós viagem do cliente.
Resumidamente, a melhor forma de se destacar frente às agências online que são atrativas e de fácil acesso, é através do atendimento personalizado! Esteja presente em toda a jornada do cliente, encantando e gerando valor do início ao fim. Ofereça justamente o que as OTAs não oferecem!
Ao final:
Então, como não perder para OTAs? Além de ser vital marcar a presença ao longo da jornada prestando um ótimo atendimento, você precisa mostrar isso ao público! É importante comunicar os verdadeiros diferenciais que a agência oferece. Seja criativo e torne toda esta interação o mais perceptível e valiosa do ponto de vista do cliente.
Por isso, enfatizamos que se você ainda não está presente no meio digital, inicie o seu planejamento! Esteja pronto para atender consumidores digitais, pois aos poucos eles se tornarão a maioria.